Home
A Clínica
Dra. Tania Ferraz
 
Tratamentos
Casos tratados
Dicas e cuidados
 
Convênios
 
Como chegar
Fale Conosco
 

Textos e Artigos

Agende sua Palestra

 

Tratamentos

Clareamento Dental

 

O Clareamento Dental é um procedimento simples e seguro que clareia a superfície dos dentes, sendo um excelente método para se obter um sorriso mais jovem e agradável.

Os dentes podem apresentar machas escuras extrínsecas e intrínsecas. As manchas extrínsecas são mais fáceis de serem clareadas, já as intrínsecas nem sempre podem ser clareadas.

As manchas extrínsecas são as de origem externa, como as produzidas pelo consumo freqüente de café, chá preto, refrigerantes, tabaco, vinho etc., produtos que possuem pigmentos escuros e que, por isso mesmo, mancham os dentes de forma extrínseca.

Abaixo, temos o exemplo de um sorriso comprometido por manhas extrínsecas e após o procedimento de clareamento dos dentes.

a
Dentes com manchas extrínsecas

b
Manchas extrínsecas
imperceptíveis após o
clareamen
to

As manchas intrínsecas são muito profundas, mais difíceis de serem clareadas. As mais comuns são causadas por alguns tipos de antibiótico (tetraciclinas etc.). As manchas causadas por antibióticos costumam se apresentar em forma de listras horizontais. Note nas fotos abaixo o resultado do clareamento dentário. 

a
Dentes com manchas intrínsecas

b
Manchas intrínsecas
minimizadas após o
clareamento dos dentes

Os dentes também escurecem com o envelhecimento. As fotos a seguir apresentam um sorriso escurecido pelo envelhecimento e seu “rejuvenescimento” após o clareamento (branqueamento) dos dentes.

a
Dentes com manchas características de envelhecimento

b
Sorriso “rejuvenescido” após o clareamento dentário (paciente também passou por tratamento ortodôntico)

O Clareamento Dentário se realiza com substâncias químicas (gel ou pasta) com o objetivo de remover manchas e pigmentações não desejadas, deixando os dentes com uma coloração mais clara e com aspecto natural. Sobre a face externa dos dentes são aplicados os químicos oxidantes, que penetram na intimidade do esmalte e da dentina, liberando oxigênio que, por sua vez, "quebra" as moléculas dos pigmentos causadores das manchas.

Se usados corretamente conforme orientação do dentista, os produtos utilizados no clareamento não promovem nenhum prejuízo à saúde geral.

O branqueamento dos dentes pode ser realizado de duas formas, com resultados semelhantes: no consultório, pelo dentista ou em casa, pelo paciente, sempre sob a supervisão do dentista.

Clareamento Dentário  no Consultório e Caseiro

No consultório, o gel clareador pode ser ou não ser ativado com uma luz especial e em casa o gel é colocado pelo paciente em moldeiras personalizadas e utilizado conforme as orientações do dentista.

No clareamento caseiro o resultado pode ser percebido em poucos dias. O tratamento pode durar até 30 dias. O resultado do clareamento realizado no consultório pode ser obtido em 02 a 03 sessões de 45 minutos cada. É ideal para quem tem pouco tempo e deseja um resultado rápido. A combinação do clareamento dos dentes no consultório com o caseiro oferece um resultado mais eficaz.

O branqueamento caseiro é mais indicado para dentes mais difíceis de clarear. É importante o acompanhamento do dentista durante todo o processo do clareamento dentário. O paciente deve ser avaliado toda a semana.
Em ambos os procedimentos pode haver sensibilidade temporária nos dentes, que pode ser controlada pelo dentista.

A princípio, todos os dentes podem ser clareados. Dentes com muitas restaurações e/ou com tratamento de canal deverão ser avaliados pelo dentista antes de se iniciar o clareamento dentário.

O grau de branqueamento dos dentes vai variar conforme as características pessoais do paciente: idade, integridade e tonalidade dos dentes, causas do escurecimento etc...

Conforme os hábitos alimentares da pessoa, principalmente no que diz respeito ao consumo de alimentos com corantes como café, chás, refrigerantes ou vinhos, o clareamento pode durar menos tempo.

O clareamento dentário não clareia restaurações e próteses. Portanto, após o término deste tratamento, pode haver a necessidade de serem trocadas restaurações e próteses obtendo-se um melhor resultado estético final.

Ao término do tratamento ortodôntico / ortopédico funcional pode-se realizar o clareamento dentário, melhorando ainda mais os resultados obtidos.

O clareamento dentário é contra indicado para grávidas, lactantes, menores de 18 anos, pessoas que consomem com freqüência bebidas/alimentos com corantes e fumantes que consomem mais de 02 maços por dia. Estes últimos, em pouco tempo perderão os resultados obtidos com o clareamento.

Geralmente, o branqueamento dos dentes dura, em média, de 01 a 02 anos. Embora os dentes não voltem a sua cor original é interessante fazer uma aplicação de manutenção de tempos em tempos.

Antes do início do clareamento dental deve-se identificar a cor em que se encontram os dentes, utilizando-se, para isso, um dente de escala de cores e usar esse mesmo dente de escala para avaliar o resultado do clareamento.

As fotos abaixo mostram como a identificação da cor inicial dos dentes pode ajudar na avaliação da eficácia do tratamento. Note-se que a foto da direita está mais clara que a da esquerda, mas, mesmo assim, é possível comparar a cor dos dentes do paciente com a do dente de escala e comprovar a eficácia do clareamento dentário.

Não é recomendável o uso de produtos e kits de clareamento dentário sem a supervisão do dentista, pois podem ocorrer danos ou efeitos indesejáveis imprevisíveis.

a
Cor inicial dos dentes identificada por um dente de escala de cores

b
Mesmo dente de escala de cores ajuda a avaliar o resultado

^ Voltar

 

ConsultÓrio (21) 2547-6267 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ