Home
A Clínica
Dra. Tania Ferraz
 
Tratamentos
Casos tratados
Dicas e cuidados
 
Convênios
 
Como chegar
Fale Conosco
 

Textos e Artigos

Agende sua Palestra

 

Home

Adultos, 3ª Idade e Aparelhos Ortodônticos

 

Muitos são os motivos que levam o indivíduo adulto com mais de 50 anos a buscar tratamento corretivo dos dentes. Melhorar a estética, aumentar a auto-estima e/ou corrigir problemas que estão causando danos aos dentes e aos tecidos de suporte dos mesmos são alguns dos mais freqüentes. Dentes desalinhados podem levar a desgastes e até mesmo a perda de dentes; também podem provocar a destruição do osso de suporte dos dentes levando a doença periodontal; muitas vezes também provocam retrações gengivais, causando muito desconforto devido à sensibilidade excessiva. Em alguns casos o posicionamento incorreto entre os arcos superior (maxila) e inferior (mandíbula) pioram o quadro acima e podem estimular a respiração bucal e o ronco.

As técnicas e estudos científicos atuais mostram que é perfeitamente possível realizar tratamento ortodôntico em pacientes adultos com mais de 50 anos de idade.

No adulto pode-se corrigir entre outras alterações:

  •   Espaços existentes entre os dentes (diastemas) por perda ou não de outros dentes (casos 1 e 2).
  •   Dentes desalinhados. (caso 3).
  •   Sobremordidas (mordida muito fechada) (caso 4).
  •   Mordidas abertas (caso 5).
  •   Mordidas cruzadas (caso 6).
  •   Oclusão traumática por perda de dentes (casos 7 e 8).

   

Caso 1

^ Voltar


   

   

Caso 2

^ Voltar


   

Caso 3

– Paciente com mais de 60 anos –

^ Voltar


   

Caso 4

– Paciente com mais de 50 anos. Foi realizado clareamento dentário após o tratamento ortodôntico. –

^ Voltar


   

Caso 5

^ Voltar


   

   

Caso 6

– Paciente com perdas dentárias, mordida aberta e cruzada. Fotos finais, pós tratamento ortodôntico, já com os implantes e as coroas dentárias provisórias. –

^ Voltar


   

Caso 7

– Tratamento ortodôntico recuperando a oclusão para posterior tratamento protético. –

^ Voltar


   

Caso 8

– Dente anterior superior sendo projetado para fora do arco, com perda óssea, devido a trauma oclusal (mordida traumática). –

^ Voltar


Reportagem Jornal Posto Seis – Copacabana /2009

morder

Implantes e aparelhos de correção dentária: benefícios no adulto e na 3ª idade

Muito se fala sobre os cuidados para se obter e manter dentes saudáveis: escovação correta, uso de flúor, diminuição do consumo de alimentos açucarados etc.. Mas existe outro fator que também pode causar a perda de dentes: a má oclusão
A má oclusão, de forma genérica, ocorre quando os dentes ou os arcos (maxila/mandíbula) não se encaixam corretamente. Normalmente se inicia na infância, por várias causas (uso de chupeta, mamadeira, alergias respiratórias etc.) e com passar dos anos os danos à saúde se agravam. 
A má oclusão, quando há trauma oclusal (força oclusal excessiva), pode provocar a destruição do osso de sustentação do dente levando à retração da gengiva com exposição da raiz, o que pode ser muito doloroso além de antiestético. Numa condição mais grave estes dentes podem ficar abalados, amolecidos de tal forma que o único tratamento é a extração. 
Os Implantes dentários e o uso de aparelhos ortodônticos têm auxiliado muito os pacientes adultos com má oclusão.
Os implantes dentários são uma excelente opção quando há perda de dentes, pois diminuem a perda óssea local, equilibram o encaixe entre os dentes (oclusão), melhorando a mastigação, a fala e a estética. A cirurgia é relativamente simples e rápida.
Em pacientes adultos e da 3ª idade muitas vezes é necessário iniciar o tratamento com o uso de um aparelho ortodôntico para eliminar a má oclusão para, em seguida, realizar a colocação dos implantes dentários, pois estes não se fixam quando há trauma oclusal.    
Com as técnicas atuais, o tratamento ortodôntico pode ser realizado com sucesso em paciente com mais de 50 anos, com aparelhos móveis ou fixos, dependendo do caso.
O tratamento ortodôntico não vai atuar apenas nos dentes e na má oclusão, mas também nas estruturas ósseas envolvidas, com reflexos positivos na musculatura da face e no sorriso, melhorando a estética, a auto-estima, a articulação das palavras, a mastigação, as alterações respiratórias (ronco), as dores de cabeça e os problemas na articulação da mandíbula (ATM).  
Prevenção é a palavra chave quando se fala em saúde! O mais saudável e econômico é começar a cuidar dos dentes desde a infância. Quanto mais cedo as cáries, a falta de espaços e o mau posicionamento dos dentes forem identificados e tratados, menos problemas dentários e emocionais se terá na idade adulta.

Para maiores informações ligue para 2547-6267.

^ Voltar

 

ConsultÓrio (21) 2547-6267 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ