Mamãe e Bebê

 

Como doar leite materno?

Se você produz um volume de leite além da necessidade do seu bebê, bebe mamandovocê pode ajudar outros bebês doando seu excesso de leite. Para doar seu leite a um Banco de Leite Humano (BLH), congele-o imediatamente após a coleta. O leite materno doado, após passar por processo que envolve seleção, classificação e pasteurização, é distribuído com qualidade certificada aos bebês internados em unidades neonatais (veja os critérios no site da Fiocruz aqui).

 

Veja onde doar
REDEBLH – RJ –Inst.Fernandes Figueira - redeblh@fiocruz.br
Av. Rui Barbosa, 716 – Térreo – Tel: 21-2554-1703/ 0800-268877
Sites úteis:
www.aleitamento.org.br
www.aleitamento.com
www.amigasdopeito.org.br
www.fiocruz.br/redeblh
www.sp.senac.br/amamentacao

 

Como fazer para conservar o leite estocado?

Após lavar as mãos, retirar e guardar seu leite em um frasco de vidro, com tampa plástica de rosca, lavado e fervido, havendo geladeira, mantenha o leite sob refrigeração. Se não houver, manter em isopor com gelo por poucas horas.

Conservação do leite (©BBel.com.br)Conservação e validade:
Na geladeira: leite cru - 12 horas
No freezer: leite cru - até 15 dias

O leite materno deverá ficar o menor tempo possível à temperatura ambiente.
Para ser dado ao bebê, o leite deve ser descongelado e aquecido no próprio frasco, em banho-maria. O leite materno não pode ser descongelado em microondas e não deve ser fervido.
Evite o uso de mamadeira. Os bebês podem tomar leite em xícara ou copinho. O leite aquecido que não for usado deve ser jogado fora.
Caso esse armazenamento não seja possível, para manter a produção de leite basta apenas ordenhar seu leite e jogá-lo fora.

 

Cuidados com a saúde oral da mamãe

Mamãe saudável (©Matka_wariatka)Durante a gravidez, é importante lembrar que o corpo da mãe é a única fonte de nutrição para o crescimento do feto e que os dentes de leite começam a se formar a partir da 6ª semana após a concepção.
Alimentos ricos em cálcio e fósforo são especialmente benéficos durante a gravidez. A Mamãe deve aumentar a ingestão de queijo, folhas verde-escuras, feijão e peixe. Deve também substituir alimentos com alto teor de açúcar por frutas e vegetais frescos.  Por volta do 4º mês de gravidez, começa a se desenvolver o paladar do bebê; se a futura mamãe consumir muito açúcar, o bebê provavelmente irá gostar muito de doces.
A gravidez causa flutuações hormonais que podem aumentar a sensibilidade das gengivas, ocasionando doenças nas mesmas. 
Pesquisas mostram uma relação entre doenças gengivais e nascimentos prematuros e bebês que nascem com peso abaixo do normal. Daí a importância do controle da saúde bucal da gestante.
Estudos também mostram que crianças nascidas no tempo previsto possuem menos cárie.
Se a mãe tiver uma febre virótica ou qualquer outra infecção poderá afetar a formação dos dentes do feto.
A rotina de escovação e o uso do fio dental, do enxaguatório bucal sem álcool e do creme dental com flúor deverão receber atenção redobrada durante a gravidez.
Lembre-se que: doces e refrigerantes podem causar cáries. 
A amamentação diminui as chances da futura mamãe ter câncer de mama e de ovário; também a protege da anemia, porque impede a menstruação.

 

 

Cuidados com a saúde oral do bebê

Até o 6º mês de vida o melhor alimento para o bebê é o leite materno, que contém tudo o que ele precisa incluindo anticorpos para defesa do organismo.
Crianças aleitadas ao peito têm melhor desenvolvimento mental e maior equilíbrio emocional.
A criança amamentada ao peito, não só está sendo alimentada, mas também exercitando os músculos faciais e bucais, ajudando-os em seu correto desenvolvimento, preparando assim o bebê para mastigar, respirar e falar adequadamente.
Ao respirar corretamente pelo nariz, pode-se evitar que a criança tenha amidalites, pneumonias etc.
Nada de assoprar ou usar o mesmo talher para provar a comida do bebê, pois assim se podem transmitir bactérias para a criança levando ao surgimento da cárie. Após os seis meses de amamentação exclusiva, o bebê pode começar a ingerir outros tipos de alimentos.   
A mastigação incorreta pode causar alterações na face (assimetrias), no posicionamento dos dentes e também problemas de obesidade e de estômago.
O uso prolongado de chupeta e/ou mamadeira poderá afetar o posicionamento dos dentes, prejudicar a fala e a respiração correta.
carie mamadeiraCáries de Mamadeira: os resíduos de leite, a presença de açúcar nos alimentos/líquidos e a falta de limpeza dos dentinhos do seu bebê são as principais causas destas lesões.
Sorriso (©Studio1one)Nunca deixe seu filho adormecer com a mamadeira de leite ou suco na boca. Quaisquer líquidos, exceto água, podem causar cáries, mesmo leite e sucos.  Após a cada mamada, limpe os dentes e as gengivas do seu bebê com um pano ou uma gaze umedecida com água filtrada.

 

 

Fontes: Oral B; Colgate; SENAC; CRO-RJ; RDC 171/2006 – ANVISA.